Comunicamos a confirmação do caso positivo de raiva de herbívoros dia 01 de setembro de 2020, em bovino no município de Prudentópolis na localidade de Antônio Olinto.
Informamos tratar-se de uma doença nervosa, que acomete todos os mamíferos, inclusive o homem, sendo de evolução letal.
em caso de foco, em um raio de 12 km do ponto em que foi diagnosticado raiva, recomenda-se a vacinação sob responsabilidade do proprietário, de todos os animais domésticos tais como, bovideos, equídeos, suínos, caprinos, ovinos, inclusive cães e gatos, realizando mais uma dose de reforço de 20 a 30 dias após a primeira vacina.
no município de Prudentópolis, recomenda-se a vacina contra raiva em propriedades principalmente das localidades de Antônio Olinto, Barra Bonita, Barra Vermelha, Linha Esperança, Nova Galícia e Linha Saltinho.
Comunicar a adapar em caso de ataque por morcegos em animais e fazer o uso de pasta vampiricida ao redor de mordedura por morcegos e animais domésticos sugados.
O produtor deve ainda comunicar a ADAPAR sobre a existência de tocas, grutas, bueiros, ocos de árvores onde estão alojados morcegos, e comunicar imediatamente sobre animais doentes ou sobre mortes de animais cuja a causa se desconheça.
Dúvidas e informações procurar a ADAPAR de Prudentópolis pelo telefone (42)3446-4200