Notícias » Geral

Em decisão liminar, Juiz mantém reposição salarial dos Funcionários Públicos Municipais de Prudentópolis.

No dia 20/09/2021, a Prefeitura de Prudentópolis anunciou que suspenderia a reposição salarial dos Funcionários Públicos Municipais, seguindo uma decisão do STF. “Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou Acórdãos do TCE/PR, o município deverá suspender a reposição salarial realizada em 2021. A decisão do STF, através do Ministro Alexandre de Moraes (Reclamação […]

Em 25 de setembro de 2021 às 10:26 | Geral

No dia 20/09/2021, a Prefeitura de Prudentópolis anunciou que suspenderia a reposição salarial dos Funcionários Públicos Municipais, seguindo uma decisão do STF.

“Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou Acórdãos do TCE/PR, o município deverá suspender a reposição salarial realizada em 2021.

A decisão do STF, através do Ministro Alexandre de Moraes (Reclamação 48.538 Paraná), publicada em agosto de 2021, anulou os Acórdãos nº 447230/20 e nº 96972/21, emitidos pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR), que autorizavam o pagamento da reposição salarial aos servidores públicos durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19.

No entendimento do Ministro, o julgamento de duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade anteriores respaldam a decisão já que consideram Constitucionais as previsões contidas na Lei Complementar 173/2020.

Diante disso, há a necessidade de suspensão do pagamento de tais valores, já que o não cumprimento da decisão emitida pelo STF, e que anulou as orientações emitidas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, poderia ocasionar penalizações ao Município.

Nesse sentido, em reunião entre o Executivo Municipal, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Prudentópolis e Instituto Prudentópolis Previdência (IPP), ocorrida na manhã desta segunda feira, restaram esclarecidos os motivos que obrigaram o Município a adotar a medida de suspensão, conforme as orientações emitidas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) a todos os municípios que concederam reposições.”

Logo após tomarem ciência da decisão o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Prudentópolis (SINDISPRU) juntamente com a APP Sindicato ingressaram com um mandado de segurança na Justiça, a qual saiu a decisão na data de hoje, 25/09/2021, decisão favorável aos Funcionários Públicos.

“Defiro a liminar pleiteada para suspender os efeitos do Decreto Municipal nº 651/2021 e, por conseguinte, determinar ao Município de Prudentópolis que mantenha o pagamento do reajuste geral anual previsto na Lei Municipal nº 2.449/2021 para os servidores substituídos pelo Sindicato Impetrante, inclusive em relação à folha de pagamento pertinente ao mês de setembro de 2021. Caso já tenha sido fechada alguma folha de pagamento com a exclusão do reajuste, deverá o Município informar esta condição nos autos no prazo de cinco dias e realizar o pagamento através de folha de pagamento suplementar, informando de maneira pública e transparente a data de pagamento da folha suplementar”.

A Prefeitura Municipal de Prudentópolis ainda não se manifestou para dizer se vai cumprir ou recorrer da decisão Judicial.






LEIA TAMBÉM

ACIDENTE NA BR-373, NO INTERIOR DE PRUDENTÓPOLIS, PISTAS TOTALMENTE INTERDITADAS.

Por volta das 08:40hrs da manhã de hoje, 19/10/2020, aconteceu um acidente na BR-373,...

ESTUFA DE FUMO FOI DESTRUÍDA PELO FOGO NO INTERIOR DE PRUDENTÓPOLIS.

No final da tarde de hoje, 18/12, os Bombeiros Militares de Prudentópolis se deslocaram...

Caminhões e veículos de grande porte não poderão mais ficar estacionado no perímetro urbano de Prudentópolis.

Art. 15. Fica proibido o estacionamento em vias de tráfego de todo o perímetro...

Com pesar comunicamos o falecimento do jovem Cássio Meira.

É com pesar que comunicamos o falecimento do jovem Cássio Meira aos 31 anos...
loading