Notícias » Policial

PRF realiza Operação Serra Segura em Guarapuava.

Foram flagradas várias irregularidades que comprometem a segurança viária. Na data de ontem (09) a PRF executou a 11ª Edição da Operação Serra Segura na Unidade Operacional da PRF, em Guarapuava. A Operação já ocorre em diversos locais do país e visa fiscalizar, principalmente, irregularidades nos sistemas de freios, suspensão, direção e sinalização de veículos […]

Em 10 de dezembro de 2020 às 10:43 | Policial

Foram flagradas várias irregularidades que comprometem a segurança viária.

Na data de ontem (09) a PRF executou a 11ª Edição da Operação Serra Segura na Unidade Operacional da PRF, em Guarapuava. A Operação já ocorre em diversos locais do país e visa fiscalizar, principalmente, irregularidades nos sistemas de freios, suspensão, direção e sinalização de veículos de cargas, além de promover a saúde dos profissionais do transporte.

A fiscalização que ocorreu das 10h até as 16h, contou com o apoio de equipes de enfermeiros e mecânicos da Concessionária Caminhos do Paraná.

Durante a fiscalização dos veículos, os mecânicos faziam a avaliação geral do sistema de frenagem, suspensão e direção e, após a PRF efetuar a fiscalização da documentação e devidas orientações, o motorista era encaminhado para fazer uma avaliação da saúde com a equipe de enfermeiros.

Ao total foram fiscalizados 48 veículos, sendo lavrados 49 autos de infração em razão de diversas irregularidades. 02 veículos foram removidos ao pátio por não apresentarem condições mínimas de segurança para prosseguir a viagem. Outros 17 tiveram o documento retido e receberam um prazo para efetuar a regularização e apresentar o veículo com as irregularidades sanadas. Durante a fiscalização foi constatado que 29,41% dos veículos transitavam com um ou mais pneus em mau estado de conservação, além disso, 29,41% apresentaram problemas/irregularidades no cronotacógrafo; 23,53% problemas nos sistemas de iluminação/sinalização; 20,59% problemas no sistema de freios e 5,88% algum tipo de problema no sistema de direção.

Alem disso, vários condutores foram flagrados desrespeitando o tempo de direção e descanso do motorista profissional. A Resolução Contran nº 525/2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu os procedimentos para a fiscalização do tempo de direção e descanso do motorista profissional na condução dos veículos de transporte e de condução de escolares, de transporte de passageiros com mais de 10 lugares e de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg, para cumprimento das disposições da Lei nº 13.103/2015. De acordo com a Resolução, o motorista profissional é obrigado, dentro do período de 24 horas, a observar o mínimo de 11 (onze) horas de descanso, que podem ser fracionadas, sendo obrigatório o mínimo de 8 (oito) horas ininterruptas de descanso.

Esse modelo de operação promove o aumento da segurança viária, pois tira de circulação os veículos sem condições mínimas de segurança.

Informações e Imagem: PRF






LEIA TAMBÉM

PRF APREENDE 18,5 QUILOS DE CRACK E SKUNK ESCONDIDOS NO TANQUE DE UMA CAMINHONETE EM IRATI

PRF apreende 18,5 quilos de crack e skunk escondidos no tanque de uma caminhonete...

Moto de trilha foi furtada em Prudentópolis.

Na madrugada de hoje, 21/12, uma motocicleta Honda CRF 230F, preparada para trilha, foi...

Homem foi detido pela Polícia Militar após atear fogo em terreno baldio em Prudentópolis.

PROVOCAR INCÊNDIO EM MATA OU FLORESTA. RUA CHICO MENDES – JARDIM CIDADE. 23/08/2021 –...

Polícia Militar recuperou bicicleta furtada por um adolescente em Prudentópolis.

DURANTE PATRULHAMENTO PELA ÁREA CENTRAL, A EQUIPE POLICIAL AVISTOU UM MASCULINO, 17 ANOS, AUTOR...
loading